Digital ou Offset? Por qual optar?
Qual é a forma de impressão que mais lhe convém?
Não é possível dizer que um método é melhor que o outro, se era isso que esperava encontrar aqui. Ambos os métodos respondem a públicos e a necessidades diferentes, conforme a necessidade de cada projeto. Portanto, é muito natural que a mesma empresa tenha de recorrer a ambos os tipos de impressão.
Para impressões de grandes quantidades (na ordem das centenas ou milhares) ou quando precisa duma cor Pantone em particular, a impressão offset será a melhor opção. Se, por outro lado, tem urgência em imprimir o seu trabalho, e se o número de impressões é relativamente pequeno, a impressão digital será então a sua solução.
Quanto ao fator económico, é importante referir que a impressão offset tem um custo fixo à partida, independentemente das quantidades que necessite, pois este processo envolve fotolitos, montagens, chapas, gravação e revelação das mesmas, afinação de máquinas, etc. O custo fixo da impressão digital é muito menor, apesar de existente, dado que envolve apenas enviar a impressão para a máquina e esperar que a arte seja impressa. Já a velocidade da impressão offset, uma vez feita a preparação, é muito mais rápida que a digital. Além disso, a relação custo/benefício reside na quantidade que vai precisar porque, apesar de a impressão offset ter um maior custo à partida, pode compensar quando se trata de grandes quantidades.
Relativamente à qualidade, a forma como a tinta é aplicada no papel é diferente nos dois tipos de impressão. Na impressão digital, a tinta é impressa na superfície do papel, enquanto que na impressão offset, a tinta penetra no material. Isto faz com que os trabalhos feitos em impressão digital aparentem ter uma maior saturação e que os trabalhos de impressão offset tenham maior durabilidade.
Note que resumir as diferenças entre os dois métodos não significa que um seja melhor que o outro. Significa, isso sim, que ambos têm pontos positivos e pontos negativos. O que define se uma impressão é melhor que a outra é o tipo de trabalho a que se destina, e não a impressão em si.
Muitas empresas têm a ideia que imprimir é apenas imprimir, qualquer que seja o trabalho que necessitam.
No entanto, a evolução tecnológica crescente permitiu grandes mudanças de paradigmas e avanços no mercado da impressão. Novas opções de material, novas máquinas com desempenho e velocidade de impressão superior, fizeram com que atualmente seja possível otimizar uma série de fatores de impressão para tipos de trabalhos diferenciadores. Então, estes dois tipos de impressão apresentam benefícios e finalidades específicos e uma escolha incorreta pode fazer a diferença entre obter um trabalho bem-sucedido ou deparar com surpresas que podem comprometer o seu projeto.
O método de impressão digital elimina grande parte da mecânica envolvida na impressão offset. Em alguns equipamentos, as cores são impressas a laser duma única vez e de forma direta, sem intermediários. Este facto torna este método mais económico e permite imprimir poucas unidades a um custo aceitável.
Principais benefícios da impressão digital:
- Adequada para pequenas/médias tiragens;
- Possibilita definição e resolução excelentes e muito próximas da realidade, com grande saturação de cor;
- Permite a impressão com personalização sequencial de campos a imprimir com diferentes conteúdos, como nome, morada, etc.
A própria palavra offset – fora do lugar – diz respeito ao facto da imagem não ser impressa diretamente no material. Este sistema funciona de forma rotativa e envolve uma série de cilindros que conduzem a tinta, a água e o papel. Um deles, chamado de “cauchú”, é revestido a borracha e absorve as informações enviadas de todos os outros cilindros, sendo aquele que vai imprimir diretamente no material. As cores são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores.
Este método possibilita a impressão em vários tipos e gramagens de papel, inclusivamente impressão de aromas. Durante todo o processo, as máquinas precisam de vários ajustes, como a quantidade de tinta, de água e humidade, de forma a obter a melhor precisão e qualidade no trabalho final.
Principais benefícios da impressão offset:
- Alta velocidade de impressão;
- Adequada para grandes quantidades;
- Suporta grandes formatos;
- Imprime em diferentes tipos e gramagens de papel;
- Imprime em diferentes materiais;
- Pode imprimir aromas.